Paraíba recebe nota máxima de agência mundial S&P Global Ratings pelo 4º ano

Paraíba recebe nota máxima de agência mundial S&P Global Ratings pelo 4º ano

Destaque Paraíba
11 de Abril de 2024
274

A gestão fiscal do Estado da Paraíba dá sinais, a cada ano, de sua firmeza e solidez nas avaliações tanto por instituições nacionais, mas também pelas agências internacionais de classificação de risco. Em 2024, o rating (notas de risco/avaliação) da Paraíba, atestado pela S&P Global Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, foi elevado de brAA+ para brAAA. É o quarto ano consecutivo que o Estado da Paraíba recebe nota máxima da agência mundial.

As notas de risco (rating) da S&P Global vão de AAA (melhor) até D (pior), além de classificação positiva, negativas e neutras para cada qualificação. Elas são divididas entre notas de grau de investimento e grau especulativo.

Soma de indicadores positivos

Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, indicadores positivos como baixo endividamento, superávits primários nos últimos exercícios, geração de poupança corrente e aumento dos investimentos em infraestrutura têm mantido a Paraíba com a nota máxima pela S&P Global Ratings.

A Paraíba e triplo A

“Pelo quarto ano consecutivo a agência mundial de classificação de risco de Crédito S&P Global Ratings avalia a Paraíba com a nota máxima, gerando perspectivas para atrair mais investimentos. Neste ano de 2024, a agência mundial incluiu uma nova nota elevando a Paraíba para um triplo A (br AAA). Ou seja, a nota máxima que uma unidade da federação pode receber, por manter o equilíbrio em suas contas nos últimos exercícios. O relatório da Standard & Poor’s elogiou ainda o dinamismo da economia paraibana e as expectativas positivas para a economia do Estado. Além do resultado positivo da análise da agência mundial de classificação, o relatório apontou que as finanças do Estado estão positivas e que o Governo da Paraíba tem investido os seus recursos em infraestrutura  e obras estruturantes. Destaco, por exemplo, os investimentos no Polo Turístico Cabo Branco, no porto de Cabedelo, nas novas estradas, em segurança  hídrica como adutoras e em diversos outros empreendimentos”, detalhou.

MaisPB

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *